14:55 - Sábado, 16 de Dezembro de 2017

» Tupandi contra o Aedes aegypti
20/11/2017

Tupandi contra o Aedes aegypti

Manter a cidade livre de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika, é hoje a maior preocupação da saúde pública. No entanto, a tarefa também depende da população. Muitas vezes falta o compromisso do morador em fazer a manutenção.

De acordo com a agente de zooneses do município, Aurea Matte, o  Aedes aegypti se prolifera em água parada. “É preciso limpar o terreno, verificar se há pneus, latas, garrafas, bacias e baldes expostos, além de inspecionar os ambientes externos e internos para eliminar qualquer água parada”, comenta. As caixas d’água são outra preocupação. “Elas devem estar totalmente fechadas, pois meio milímetro aberto já é o suficiente para o desenvolvimento do mosquito”, destaca.

Conforme explica o assessor da secretaria municipal da Saúde, Nestor Erbes, o projeto foi realizado junto às escolas do município no mês de outubro. A equipe da Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com os professores  repassaram orientações às crianças e jovens. Foram distribuídos réguas aos alunos com orientações impressas nas escolas municipais. “Agradecemos as equipes diretivas e todas as Secretarias envolvidas, que nos apoiaram neste projeto e à Banda Musical, pela mensagem que passaram ao público”, salienta.

Vice-prefeito e secretário de Saúde, Paulinho Ludwig, destaca as visitas domiciliares das agentes de saúde, incluindo o enfermeiro e a equipe do ESF do município. “O trabalho em equipe faz a diferença para que Tupandi toda esteja contra o Aedes aegypti”, ressalta.

(Foto: Divulgação)