16:58 - Domingo, 22 de Outubro de 2017

» O investimento no setor em busca de melhores condições
29/05/2015

Em diferentes propriedades de Tupandi, o investimento no setor primário foi motivado pela busca de melhores condições de trabalho e mais qualidade de vida. Um bom exemplo disso se dá em Santa Rita, na propriedade dos Kuhn. Há anos, o casal Pedro Aloísio e Lúcia Liane Kuhn tem na propriedade rural o sustento da família e a realização profissional. Antes, boa parte do tempo era ocupado pela produção de lenha e carvão, mas, com o passar do tempo, em busca de melhores condições, o casal apostou nos citros e na suinocultura.

O investimento na criação de porcos se deu de forma gradativa. Primeiro, a pocilga tinha capacidade para 240 animais, depois 360 e hoje 720 suínos. Já nos citros são em torno de 800 pés da variedade umbigo e 800 de valência. A rotina é puxada, mas o casal comenta, em tom de brincadeira, que entre uma tarefa e outra sempre tem a hora do chimarrão.

De acordo com Pedro, no setor primário é preciso apostar na diversidade, mas também investir a fim de conquistar melhores condições no dia a dia. Por isso, segundo ele, é de fundamental importância o produtor rural se organizar e contar com o apoio de entidades parcerias. Como exemplo, Pedro cita a venda de citros via grupo organizado e Sindicato. Ele considera que o preço recebido não é o mais justo, mas é melhor que o oferecido pela venda por conta própria.

Outro fator determinante para o desenvolvimento do setor é o apoio da Prefeitura concedido por meio de incentivos variados. “Isso é importante porque incentiva os produtores e dá coragem para investir mais”, avalia o casal.

Legenda da foto - Casal Kuhn: Pedro e Lúcia Liane apostaram na diversidade e garantiram melhores resultados na propriedade.

(Texto e Foto: Jornal Primeira Hora)